Associados

segunda-feira, 28 de março de 2011

Afinal, o que é "Old School"?

Old School significa "velha guarda", e no contexto do RPG serve para designar uma maneira de se jogar Dungeons & Dragons (e seus sistemas variados, derivados, irmãos, clones, etc) que remete "aos velhos tempos", quando a importância maior não estava nas regras do livro ou nas fichas de personagens, e sim na maneira de pensar como jogador e como Mestre.

Todos os blogs que participam da Guilda têm ao menos uma postagem sobre o que são estes métodos, portanto convido aos que tiverem maiores dúvidas a pesquisarem nos textos de nossos colegas.

Superficialmente, podemos apontar três fatores - Jogadores, Mestres e Regras :

  • Os Jogadores preferem a descrição para explicar suas ações, ao invés de usar regras e ferramentas da mecânica do livro para descrevê-las. Ao invés de dizer "usarei o poder X da página tal para dar um golpe com bônus no adversário", ele fala "correrei o mais rápido que puder, e tentarei dar um salto em direção ao inimigo para lhe cravar as adagas nas costas". Os Jogadores são estimulados a não se deterem no que as regras lhe permitem, e sim a decidir o que querem fazer (e colher os frutos de suas ações, sejam eles "doces" ou "amargos")

  • O Mestre usa mais de seu julgamento do que das regras do livro. As regras estão presentes para lhe auxiliar, e não para definir sua ações, e elas serão flexibilizadas de acordo com o bom senso do Mestre. No exemplo acima, ao invés do Mestre abrir o livro na página tal e consultar o poder X, julgará como tala ção irá ocorrer, aplicando os bônus ou penalidades que achar necessárias.

  • O próprio sistema de jogo possui mecânica que condiz com os pensamentos acima. Se existem regras para todas as ações possíveis, isso pode vir a levar o Mestre e Jogadores a dependerem delas. A mecânica dos sistemas old school não necessariamente é "rules light" (às vezes, é justamente o oposto), mas é apresentada de modo simples e encoraja a adaptação ("house rules") visando as necessidades de cada Mestre e grupo.

O objetivo da Guilda não é segregar, mas sim, agregar pessoas com interesses em comum. Por isso, se você deseja saber mais sobre o assunto, os blogs participantes estão repletos de ótimas informações! Entre em contato com um dos membros através de seus blogs, ou deixe um recado nos "comentários".

Nenhum comentário:

Postar um comentário